(11) 2767-3845 | (11) 9-7631-3927

contato@roquefernando.com.br

Você conhece seus verdadeiros valores?

Você conhece seus verdadeiros valores? Você conhece seus verdadeiros valores?

Em minha jornada evolutiva tenho lido e estudado quase uma centena de livros de homens e mulheres de sucesso, além de assistir inúmeros seminários e palestras de oradores e palestrantes geniais. Pessoas como eu, que buscam performar outras pessoas, presenciar a transformação em seu desempenho pessoal, perceber o uso de seus ilimitados recursos internos. Você conhece seus verdadeiros valores? Percebi que em todas essas leituras e apresentações existe um conceito em comum: “Nossas escolhas e nossas decisões são governadas pelos nossos valores e pelas nossas crenças” Atento a essa frase, ao pensar em valores e crenças, o que surge em primeiro lugar na sua mente?

Se você está pensando que suas crenças estão associadas especificamente a sua religião e os seus valores representam seus bens e recursos financeiros, você está bem longe do assunto desta postagem.

Nossa personalidade é criada pelos valores que definem nosso centro de ação e pelas crenças que motivam ou bloqueiam estas ações. Um dos maiores presentes que uma pessoa pode receber é o benefício do autoconhecimento. Para descobrir como você opera, de que maneira funcionam as suas escolhas. Percebendo o porque de seus bloqueios, percebendo o que te impede de uma investida enérgica em busca do seu sucesso, você encontrará valores e crenças que habitam em seu sistema.

Esses estudos comprovam que é desafiador para qualquer pessoa nesse planeta fazer um inventário de seus valores e de suas crenças. Isso ocorre porque nosso cérebro deseja nos manter na zona de conforto afim de gastar a menor energia possível, e se tudo está supostamente bem, não há porque mudar as coisas. Para nosso alívio, podemos ensinar o cérebro a entender a importância em sair da mediocridade, do resultado mediano, da consequência que o mantém numa linha horizontal de acontecimentos previsíveis e sem avanços.

Nosso cérebro aprende por repetição e ao aprender e gerar novos trilhos de conexão neural, nossa consciência passa a influenciar nosso subconsciente. A paz que todos procuram reina dentro de cada um de nós, no mais profundo da sua mente. Todos os seus desejos e metas. Todos os seus sonhos podem ser realizados ao influenciar o seu subconsciente. Porém, repetir um pensamento ou uma ação não é suficiente, é necessário colocar emoção nessas atitudes. E teremos emoções intensas quando estivermos agindo em favor dos nossos valores, sendo ecológicos, congruentes.

Como você pode descobrir seus valores?

A maneira mais eficiente para descobrir seus valores é fazer uma pergunta poderosa para si mesmo: O que é mais importante em minha vida, hoje? Faça essa pergunta a si mesmo e deixe que seu cérebro responda. Liste os valores, escreva-os com a sua melhor caligrafia. Depois verifique qual é o mais importante numerando cada um deles. Você pode encontrar diversos valores que permeiam a sua maneira de decisão. Família, Segurança, Poder, Respeito, Fazer a diferença, Contribuição, Amizade, Honestidade.

Deixe o seu cérebro responder e liste seus valores. Crie energia para o autoconhecimento e descubra como você opera em cada situação específica e vai se admirar ao perceber que quando um desses valores é corrompido, suas escolhas são imediatamente influenciadas. No próximo post você vai saber mais sobre suas crenças e como descobrir quais crenças limitantes ou fortalecedoras existem em seu sistema.

Leia meu post sobre como o processo de coaching pode melhorar sua qualidade de vida.

roque-palestrante-coach

Para mudar basta acreditar

Roque Fernando é consultor corporativo, mentor, escritor e coach certificado pela Sociedade Brasileira de Coaching.
Em 20 anos de carreira capacitou mas de 15.000 pessoas

1 Comentário on Você conhece seus verdadeiros valores?

  1. Raul Magliari // 8 de julho de 2016 em 13:23 //

    Roque

    Bom dia

    Grato pelo e-mail enviado, sempre leio com muito carinho seus artigos pois acrescentam sobremaneira nosso intelecto .

    Abraços e bom final de semana.

    Raul

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*