(11) 2767-3845 | (11) 9-7631-3927

contato@roquefernando.com.br

Ansiedade ou Depressão, qual é o seu centro de controle?

Ansiedade ou Depressão, qual é o seu centro de controle? Ansiedade ou Depressão, qual é o seu centro de controle?

Ansiedade e depressão são grandes males do mundo contemporâneo. Cidades, metrópoles, megalópoles. Você é mais um no turbilhão, tentando apressadamente chegar ao trabalho, enfrentando horas de engarrafamento, buzinas, fechadas no trânsito, gritos, gestos obscenos, palavrões. O boleto que vai vencer, o aluguel da casa, o condomínio, a escola das crianças, a mensalidade da faculdade, o TCC para entregar, o vizinho, o filho que está tirando notas baixas, o chefe esperando para reclamar do seu atraso, a crise do governo, países que querem sair da União Européia. Quantos problemas! E você, onde está em meio a tudo isso? Onde ficam suas conquistas, seus objetivos? Como é possível ser feliz vivendo num mundo cheio de insegurança, violência, instabilidade, chantagem, falta de humanidade e desrespeito a vida?

Enquanto escrevo esse artigo, a população mundial é de aproximadamente 7 bilhões e 400 milhões de pessoas. Todos esses seres humanos, sem exceção, são ou estão em fase de ser atingidos por pensamentos negativos e serem governados por crenças limitantes adquiridas desde a infância e reforçadas repetidamente pelos familiares, amigos e pessoas próximas durante seus primeiros anos de vida. Até as maiores mentes do passado, da atualidade e do futuro foram e serão invadidas por estímulos enfraquecedores. A diferença entre as pessoas que vencem esses paradigmas e as que se mantém presos a conceitos falsos da vida é a percepção sobre seus próprios valores. Saiba que o cérebro humano evoluiu para resistir a quaisquer mudanças que alterem a zona de conforto, dessa maneira seu gasto de energia é menor, pois é muito mais confortável para o cérebro trabalhar com os conceitos, práticas e comportamentos registrados neurologicamente, testados e absorvidos pelo subconsciente, como dirigir seu carro, por exemplo.

Como sair desse redemoinho de problemas chamado zona de conforto? Acordamos diariamente e passamos a agir roboticamente, sem questionar o que pode mudar em nossas vidas, e o quanto mudar pode trazer benefícios para nossa existência. Mudar é um fenômeno espontâneo. É algo que desperta em você inesperadamente. E esse despertar é um dos poderes que transformam uma vida sem propósito, numa existência firmada na excelência das virtudes e da felicidade.

E para despertar é preciso autoconhecimento, saber que somos realmente. É preciso fazer uma viagem interna, para nossa mente profunda em busca de respostas eficientes que nos levem a entender nossa missão nesse mundo. A maioria das pessoas não busca autoconhecimento, se mantendo em locais específicos do tempo, seja no passado ou no futuro.

DEPRESSÃO

Perceba que o passado tem recursos incríveis para lhe prover de estados emocionais positivos, vindos das suas conquistas, dos momentos em que experimentou estímulos sensoriais de felicidade, entusiasmo, euforia e empolgação. Ao reviver esses estados seu cérebro cria um registro psicológico e fisiológico para que no momento adequado você possa experimentar novamente essas sensações. Por via de regra, sua mente está preparada para entrar num estado específico quando você se envolver novamente em determinada atividade. Pense em toda vez que você visita seu parque de diversões preferido, seu restaurante predileto, ou beija novamente a pessoa que ama. As sensações retornam imediatamente, sabemos o quanto nos faz bem reviver esses sentimentos, por isso buscamos repetir. É incrível descobrir que se você cria uma tela mental gerada por uma lembrança positiva, seu cérebro não sabe diferenciar a tela mental que você imagina da realidade. Basta pensar com bastante imaginação que você está chupando um limão que seu sistema faz você salivar.

Causa: A depressão é causada pela constante procura das lembranças de um passado de derrotas e incapacidade, onde a pessoa se concentra em reter apenas memórias que instituem dor e autopiedade.

Antídoto: Use o passado a seu favor, retire dele apenas suas conquistas e momentos de amor, realização e prazer. Perceba que os momentos de adversidade e fraqueza, quando a vida tornou-se mais turva servem como aprendizado, um registro que o ensinou que daquela maneira as coisas não funcionam bem.

ANSIEDADE

Perceba que o futuro possui recursos ilimitados para lhe prover de estímulos sensoriais, sentimentos e percepção sobre o que você deseja para sua vida. Projeção mental é uma das técnicas mais eficientes para o alcance de metas desejáveis. Treinando sua mente com repetidas projeções mentais, você habilita o cérebro a ficar mais atento as coisas e aos detalhes que fazem parte de seus objetivos. Essa técnica representa uma habilidade única do ser humano. Um dom que deve ser explorado com dedicação e empenho. Quanto mais você pratica, mais a sua mente cria uma consciência de prosperidade e tudo ao seu redor se harmoniza com o seu mundo interno de suas metas. Sua mente pode mudar e se adaptar quantas vezes se fizer necessário para encontrar soluções para quaisquer desafios que se apresentem hoje ou no futuro.

Causa: A ansiedade é causada pela constante visão de um futuro impreciso, instável e sem esperança. Um futuro onde a pessoa só enxerga insegurança e falta de apoio. A preocupação, o medo e a dúvida passam a tomar as rédeas do seu dia. Essa condição mantém o indivíduo numa posição decadente, sem sentido ou motivos para reagir. Acreditando que a sua vida é controlada apenas por um destino incerto e as consequências danosas que determinam resultados arrasadores e miseráveis.

Antídoto: Use o futuro a seu favor, projete uma tela mental onde você verá seu futuro ideal, um futuro de conquistas e sonhos realizáveis. Observe essa projeção com bastante atenção. Veja o que esteja vendo, ouça o que você esteja ouvindo, sinta o que você esteja sentindo. Coloque brilho e intensidade nessas imagens e sinta e incrível sensação de uma vida de plenitude.

Leia meu artigo sobre como identificar seus valores

roque-palestrante-coach

Para mudar basta acreditar

Roque Fernando é consultor corporativo, mentor, escritor e coach certificado pela Sociedade Brasileira de Coaching.
Em 20 anos de carreira capacitou mas de 15.000 pessoas

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*