(11) 2767-3845 | (11) 9-7631-3927

contato@roquefernando.com.br

Não Empurre seu Sonho com a Barriga, Empurre com a Cabeça!

Como Alcançar as Suas Metas em 5 Passos Sem Procrastinação

Este artigo é para você que está cheio de sonho, desde lá atrás 2012, 2013, 2014… e agora em 2017 ele ainda continua a ser um sonho.

E se você não tomar uma providência urgente, ele vai continuar a ser um sonho em 2018, 2019, 2020…..

Para isso não acontecer, você precisa parar de empurrar coma barriga os seus desejos e objetivos, transformando os sonhos em metas. Vamos lá. Eu explico:

Sonho X Meta

Sonho é algo mais abrangente, inalcançável, indeterminado, vago e abstrato.

Já a Meta é o seu objetivo ou desejo detalhado, com prazo final para acontecer, com as etapas de como irá atingi-la, com a descrição minuciosa sobre o que você quer conquistar.

Atitude é a Diferença

A diferença entre sonho e meta não é só questão de nomenclatura. A sua atitude faz toda a diferença.

Para você atingir as suas metas e um dia realizar o seu sonho você precisa parar de procrastinar, ou empurrar as decisões e atitudes com a barriga.

Empurrando com a Cabeça

A melhor maneira de você alcançar a sua meta é usando a sua cabeça, de maneira inteligente, concisa e cuidadosa. Precisa ser assim, afinal é a sua meta e ela precisa de todo o seu cuidado.

Quando digo cabeça, é claro, me refiro a você no controle. Você sendo o Senhor ou Senhora das suas ações e suas decisões.

Alcançando as Suas Metas em 5 Passos

Para chegar lá e atingir os seus objetivos com o seu total controle, você precisar detalhar o máximo possível o que deseja conseguir. Confira abaixo os 5 passos para atingir as suas metas.

 

1 – A Meta Precisa Ser Específica

Respondendo: O que eu Quero?

Detalhe ao máximo o que você deseja.

Por exemplo: Viajar para Londres para aprender a Língua Inglesa e falar fluentemente com as pessoas.

Quanto mais detalhada for a descrição do que você quer, maiores serão as chances de você conseguir, pois ao informar ao seu cérebro o que você quer, automaticamente ele começar a pensar nas diversas formar de alcançar.

 

2 – A Meta Precisa ser Mensurável

Respondendo: Quanto?

Aqui você precisa responder quanto precisa para atingir a meta. É uma medição. No exemplo acima, no caso da viagem para aprender inglês, a resposta poderia ser em valores monetários. Mas se a sua meta for perder peso, a resposta poderia ser 5 kg.

Para cada meta existe uma medida diferente. Porém o mais importante é você respondê-la da maneira mais realista possível.

3 – A Meta Precisa Ser Alcançável

Respondendo: Como?

Eu considero esta etapa a mais importante, pois é a partir dela que começamos a atingir nossos objetivos de verdade.

Quando detalhamos o passo de como a meta será atingida, ela começa a ser tornar real, e então percebemos que ela não é um sonho (Abstrata). Ela é real e alcançável.

Não dá para você colocar na etapa 1 que você quer se feliz. Lógico que todos queremos a felicidade e é possível ser feliz, mas é muito abrangente. A resposta COMO vai te orientar  melhor como atingir a sua meta.

Por exemplo: No caso da viagem para aprender inglês, para alcançar a meta, podemos detalhar:

  1. Guardar R$ x,xx mensalmente
  2. Ter um passaporte
  3. Inscrever-se em uma escola de inglês em Londres
  4. Comprar as passagens de avião

 

….Além de outras providências. Nesta etapa você precisa dizer “xô” para a preguiça e detalhar bastante como você pretende atingir a sua meta.

Percebe que nesta etapa você também precisar detalhar “O Que” e “Quanto?”

4 – A Meta Precisa Ser Relevante

Respondendo: Por que?

Muitas vezes queremos uma coisa e nem sabemos o porquê. Algumas vezes o sonho, ou melhor, a meta, não é nossa.

É muito importante você saber  por que quer atingir determinado objetivo. Talvez para o nosso exemplo de viagem para o curso da língua inglesa, seja uma promoção no trabalho, ou poder oferecer um melhor serviço aos seus alunos. Não importa o motivo, o principal é a meta seja relevante com a resposta “Por que?”.

5 – A Meta precisa Ter um Prazo

Respondendo: Até Quando?

Esta é outra fase muito importante, pois se não colocamos prazo não é meta é sonho.

Analise com cuidado o prazo para você não se frustrar. Cuidado com prazos apertados, eles podem frustrar você. E opostamente, se você colocar prazo longo demais, você pode desanimar e não alcançar o seu objetivo.

 

Cada etapa merece uma atenção especial. E elas podem misturar-se entre si. No caso da Etapa número 3: “COMO”, é aconselhável colocar datas para atingir cada item e assim por diante.

O mais importante é você começar agora, assim que terminar de ler este artigo, a escrever as suas metas.

Uma dica importante: Não escreva no computador. Escreva em uma folha de papel e fixe-a em algum lugar onde você possa ver todos os dias.

Faça vários exercícios com elas, escreva e  apague quantas vezes for necessário. Mas não deixe para depois. Não empurre com a barriga as suas metas. Afinal estamos falando da sua Vida!

Agora que você leu este artigo me diz nos comentários o que você achou e o que você pode fazer de diferente para seguir em direção as suas metas. Terei o maior prazer em ler e entender o seu ponto de vista.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

*