(11) 2767-3845 | (11) 9-7631-3927

contato@roquefernando.com.br

Coaching – Transformando vidas

Coaching - Roque Fernando - Transformando vidas Coaching - Roque Fernando - Transformando vidas

Somente quem está inserido num processo de coaching pode dizer o quanto transformadora é a mudança que ocorre com a pessoa (o Coachee) a cada nova sessão. No início todos chegam sem rumo, sem esperança e sedentos por uma solução, uma resposta, um aconselhamento. E logo ela percebe que não encontrará respostas vindas do seu Coach, que estas respostas existem dentro dela e que existem técnicas capazes de extrair tais respostas, de fazer com o seu cérebro crie padrões de raciocínio para encontrar soluções, gerar estratégias, ressignificar valores e crenças.

O processo de coaching é individual e único para cada pessoa. É uma jornada de autoconhecimento e “sacadas internas”, de descobertas jamais pensadas de si mesmo. Uma aventura em busca da excelência interior com propriedades para moldar o mundo exterior, melhorar a maneira como enxergamos tudo que ocorre do lado de fora. Em diversos livros de autoconhecimento é mencionada a frase “O mapa não é o território” e esta frase fica bem clara depois de algumas sessões de coaching. Todas as pessoas possuem um tipo de mapa, uma interpretação pessoal de como o mundo e as pessoas ao seu redor funcionam. Mas esta interpretação depende dos valores e crenças de cada um.

Muitas pessoas gostam de amarelo e outras preferem o azul. Muitas pessoas acreditam que nascer pobre os limita a uma vida simples e sem dinheiro. Muitas pessoas dividem a opinião de que para ser feliz basta colocar arroz e feijão em seu prato diariamente. Muitas pessoas repudiam outras pessoas por conta de costumes, etnias ou comportamentos. Toda essa diversidade de opiniões, valores e crenças gera os grupos, as castas que pensam de maneira semelhante.

Para para refletir um pouco, imagine-se numa avenida interna de um Shopping Center. O que lhe atrai nesse corredor? O que lhe motiva? Você está em busca de que? Depende dos seus estímulos sensoriais e dos seus sentimentos. Você pode estar a procura de um lugar para tomar um café, degustar uma sobremesa ou fazer uma refeição. Você pode estar em busca de um equipamento eletrônico, um celular, uma filmadora ou um televisor. Quem sabe sua procura seja por um bom sapato ou uma camisa. Portanto naquele momento, o mapa do shopping se resume em lojas que possuam o que você procura e assim a sua atenção para as outras lojas deixa de existir e seu cérebro inicia um descarte de imagens e informações desnecessárias ao seu objetivo. Por este motivo, o mapa não é o território, pois cada pessoa que passeia nesse shopping tem o seu próprio mapa e com certeza existem lugares que ela jamais notará com atenção, pois não consta de seus valores de importância ou por conta de alguma crença não faz parte de suas convicções. O Shopping é diferente para cada pessoa em diversos níveis, e estes níveis aumentam quando começamos a pensar nos mapas de uma criança, de um adolescente, de um adulto ou de alguém da melhor idade. Além disso todos esses perfis ainda se dividem em sexo, cor, tipo físico, intelecto e religiosidade.

Assim como o Shopping é diferente para cada pessoa, o mundo em si é tratado da mesma maneira. E essa interpretação ocorre no inconsciente humano. Poucos percebem isso. E mesmo que você acorde para essa situação porque está lendo esse texto, logo esquecerá desse assunto se não entender o quanto importante é viver de maneira consciente. Pois o cérebro é muito habilidoso para se adaptar a coisas familiares.
Quando tudo lhe é familiar, o inconsciente entra em ação e passamos a agir sem pensar. Por acaso você pensa enquanto aplica a ré em seu veículo, olha pelo retrovisor, conversa com o passageiro e ainda ajeita o cabelo ao mesmo tempo? Controlar o veículo já é familiar para o seu cérebro e assim ele gasta menos energia e pode se ocupar de assuntos novos.

O processo de coaching oferece recursos e técnicas científicas que utilizam perguntas poderosas e gatilhos de estados emocionais que aumentam exponencialmente o desempenho pessoal do Coachee, sua interpretação do mundo externo e sua compreensão e controle de seu mundo interno.

Eu sou Roque Fernando, certificado pela Sociedade Brasileira de Coaching e lhe convido a fazer uma primeira sessão de coaching (gratuita) para que você conheça melhor esse processo que vai transformar sua vida e lhe oferecer recursos para um racíocinio claro de suas possibilidades e de suas metas. Um processo que vai trazer benefícios incríveis para a sua vida e lhe manter em direção dos seus mais desejáveis sonhos.

Leia meu post sobre o poder que habita em você

roque-palestrante-coach

Para mudar basta acreditar

Roque Fernando é consultor corporativo, mentor, escritor e coach certificado pela Sociedade Brasileira de Coaching.
Em 20 anos de carreira capacitou mas de 15.000 pessoas

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

*