bloqueadores-de-atencao

Tome conta do seu foco

Os 3 sabotadores da atenção

O simples fato de permitir ser levado pela hierarquia dos seus pensamentos vai te conduzir a viagens mentais bem distantes do seu foco presente. Seu desafio é manter-se no aqui e no agora, no momento presente, no que você está elaborando e ter controle do que pode ser feito logo em seguida.

Existem 3 principais sabotadores internos que você precisa saber lidar. Porque eles estão em você, e vão continuar existindo durante a sua jornada nesse planeta. O aprendizado sobre Inteligência Emocional é um grande aliado para não ser pego nas armadilhas da mente e ter seus resultados bloqueados e sabotados por você mesmo.

Quanto mais você treinar sua autoconsciência, mais vantagem competitiva vai ter para alcançar os resultados que espera ter em qualquer área da vida, a atenção focada é um recurso poderoso na gestão do tempo e na organização das suas tarefas.

Coaching orientado a resultados na sua vida pessoal e profissional

Viagem Mental

I – Viagem Mental : Quando você foca em pensamentos aleatórios, um turbilhão deles, acaba então desviando sua atenção para aquela tempestade de vozes em sua cabeça, ou se deixa levar naquela imaginação que te distancia momento em que se encontra

Distração

II – Distração: Quando o seu foco é direcionado para o que não surtirá efeitos positivos, ou seja, focar em detalhes contrários ao seu real objetivo, um exemplo disso é quando você está trabalhando e ouve alguém mencionar o seu nome, e aí perde o foco de sua tarefa porque simplesmente começa a prestar atenção se outros estão dizendo algo sobre você. O mesmo acontece quando nosso foco está nas rotinas e tarefas de outras pessoas.

Sobrecarga de informação

III- Sobrecarga de Informação: Quando você toma para si a necessidade de estudar muitas coisas, de ler sobre diversos assuntos, de buscar solucionar muitos problemas ao mesmo tempo. Começa a dar andamento a vários projetos simultaneamente e acaba sobrecarregado de atividades, causando assim, um desgaste elevado em seu aspecto físico e mental que por consequência, não lhe permite focar adequadamente em um objetivo principal.


Leitura recomendada:
Foco – A atenção e o seu papel fundamental para o sucesso,
Daniel Goleman, ph.D

Responda: Quais desses sabotadores costuma roubar sua atenção?

Roque Fernando é Consultor Corporativo, Coach Executivo e Professor em Tecnologia da Informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *