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Tenha uma boa comunicação

O termo speaker, do inglês – orador – representa ter habilidades de comunicação, para se fazer entender clara e objetivamente seja perante uma única pessoa, ou um grupo, numa sala de reunião ou num auditório com 500 pessoas. Para se tornar um Speaker High Level – um orador de alto nível – você deve conseguir levar a sua mensagem para o outro com eficácia.

Comunicar-se é desafiador

O que bloqueia uma pessoa de ter mais desenvoltura e desempenhar sua melhor performance nos momentos em que precisa interagir com seus colegas de trabalho, numa reunião familiar ou na apresentação do seu grupo de estudos são as emoções. A máquina neural é mais rápida que a razão e sem treino ficamos reféns de pensamentos bloqueadores que afetam nossas realização e nossas atitudes.

Para ampliar seu nível de clareza, de equilíbrio e de autoconfiança você deve seguir três passos: Estudar, Treinar e Executar, são ingredientes fundamentais para a concentração e foco.

1. Estudar

Estude e busque autoconsciência, encontre o que está acontecendo com você internamente e como você pode aprender com essas descobertas para ter vantagem competitiva em qualquer área da sua vida. Daniel Goleman, Ph.D em Inteligência Emocional aborda sobre duas áreas do cérebro; a que controla nossas decisões racionais e a que responde pela nossa impulsividade, são elas:

– Atenção Superior

É formada pelo córtex pré frontal, que por sua vez é responsável pela tomada de decisões. Essa parte do cérebro age lentamente, torna-se perceptível quando estamos praticando o autocontrole, ou seja, quando pensamos antes de agir. (Razão)

Resultado: Discernimento, análise, agir racionalmente, decidir com mais assertividade, agir alinhado com seus princípios.

– Atenção Inferior

Área do cérebro chamada de máquina neural, é diretamente conectada ao nosso sistema nervoso, por isso age rapidamente, é involuntária e entra em atividade quando agimos impulsivamente permitindo nosso emocional falar mais alto. (Emoção)

Resultado: Incerteza, falta de detalhes para tomada de decisão, arrependimento, descontrole, falta de foco, distanciamento das metas de vida.

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2. Treinar

O quanto você está desenvolvendo sua inteligência emocional?

A autoconsciência é a percepção sobre qual tipo de pensamento habita nossa mente e de quais são as origens desses pensamentos. Não acredite em tudo que você pensa, porque muitos desses pensamentos não possuem raiz na verdade sendo apenas impulsos emocionais, ilustrações dos medos e expectativas, reações involuntárias das suas sensações e do que já foi gravado no seu sistema neurológico desde a sua infância.

Um exercício simples é prestar atenção a sua respiração e aos seus batimentos cardíacos toda vez que perceber estar fora do controle. Isso vai restabelecer seu foco para o que está acontecendo com você e com o seu corpo, porque toda a emoção termina bombardeando seu corpo, alterando seu organismo, sua postura e seu bem estar, seja positivamente ou negativamente.

3. Executar

Na batalha entre a razão e a emoção, a emoção sempre vence. Só existe uma maneira de ampliar sua atenção com foco positivo : permitindo que suas emoções passem naturalmente por você, fluindo do seu corpo para o externo, sem que você as aprisione, remoer sentimentos de indignação, crítica e julgamento não te ajuda a sentir-se melhor, só afasta o seu foco do que é importante pra você. Cutucar uma ferida só a faz crescer. Se você quer melhores resultados, coloque foco no que você pode fazer agora, de diferente e entre em ação imediata, vai se surpreender com os resultados.

Aprenda mais sobre Atenção Superior e Atenção Inferior nessa aula do Coach Roque Fernando


Roque Fernando é Consultor Corporativo, Coach Executivo e Professor em Tecnologia da Informação.

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